turismo gastronômico

O que você precisa saber sobre o turismo gastronômico?

Duas das melhores coisas da vida são comer bem e viajar. Quando elas se juntam temos o chamado turismo gastronômico. Para quem gosta de novas experiências, a culinária é uma das melhores formas de conhecer um local e seu povo.

No Brasil, cada região tem suas características e tradições. Descubra no post a seguir como praticar o turismo gastronômico em 5 destinos que guardam incríveis sabores para você.

O que é turismo gastronômico?

A gastronomia faz parte de qualquer viagem, pois mesmo sem procurar é difícil não comer algum prato típico quando viajamos. Mas no caso desse tipo de turismo, a experiência é mais profunda.

A viagem pode não ser motivada apenas pela gastronomia, mas esse tipo de turismo ocorre com a prática de atividades ligadas à ela. Por exemplo, a participação em eventos, o conhecimento sobre ingredientes e processos de produção e, claro, a prova dos pratos típicos. Tudo isso faz com que a pessoa tenha uma imersão cultural baseada inteiramente na gastronomia.

Como fazer esse tipo de turismo?

Se você ama comer e conheces novos sabores, pode optar por praticar o turismo gastronômico em cada viagem. Mas como fazer isso? Alguns exemplos são:

  • visitar lugares de produção de alimentos, como fazendas;
  • ter aulas de gastronomia com um chef ou habitante local;
  • fazer um city tour por restaurantes, bares e lanchonetes;
  • conhecer vinícolas e fábricas de produtos artesanais;
  • ir a feiras gastronômicas.

Os tipos de gastronomia no Brasil são diversas, pois temos uma culinária bastante rica. Como nosso povo foi formado por europeus, negros, indígenas e imigrantes as opções são inúmeras.

Quais os 5 melhores destinos para comer bem?

Selecionamos 5 destinos especiais para você conhecer. Além de fazerem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, essas cidades são ricas em gastronomia.

1. Tirantes – MG

Preservando a cultura local e a culinária regional, nessa cidade histórica você provará o melhor de Minas Gerais. Algumas receitas famosas são o pão de queijo, os doces mineiros e o feijão tropeiro.

Uma boa oportunidade de conhecer tudo é no Festival Cultural e Gastronômico de Tiradentes, no mês de agosto. O evento é referência no país e proporciona boa comida, além de cursos, palestras e outros eventos.

2. São Paulo – SP

Como cidade mais populosa do Brasil, em seus 466 anos São Paulo recebeu muitas pessoas. Brasileiros e estrangeiros vivem na cidade, o que a tornou um polo do turismo gastronômico.

Por exemplo, no bairro do Bexiga há culinária italiana. Já na Liberdade você encontra várias cozinhas orientais e no Brooklin está presente a comida alemã. Também há vários eventos e experiências na cidade. É só escolher.

3.Salvador – BA

Além da história e belas praias, a capital baiana também guarda a raiz da culinária regional, formada pela cultura africana e brasileira. Lá você vai provar desde pratos com frutos do mar e peixes até acarajé, tapioca e cuscuz doce. Todos com o tempero característico da Bahia.

4.Belém – PA

Belém é um bom exemplo de onde encontrar as delícias do norte. Região de sabores fortes e com influência dos povos indígenas, você encontra sabores como o tucupi e o açaí em vários pratos.

No Mercado Ver-o-Peso, por exemplo, ocorre uma festa de sabores. Com pratos ricos em ingredientes locais como a maniçoba, a gastronomia paraense não só preserva a cultura regional como a divulga para todos os que passam por lá.

5. Gramado – RS

O enoturismo do sul é famoso. Mas para além das vinícolas, a região conta com receitas originadas tradicionais dos imigrantes e da mistura de culturas.

Gramado é onde você encontra de tudo um pouco, especialmente nos festivais gastronômicos. Por exemplo, é fácil provar um chimarrão de origens indígenas, comer uma carne do conesul e uma sobremesa suíça.

O turismo gastronômico é uma forma não só de comer bem, mas de fazer uma imersão cultural por meio da culinária. No Brasil a experiência é ainda mais rica por cada região ter suas próprias tradições e culturas, tornando cada lugar especial.

Quer receber dicas e mais conteúdos sobre viagens? Assine a nossa newsletter.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados

Fale o que você pensa

Translate »