remarcação de voo

Entenda como funciona a remarcação de um voo

A remarcação de voo não precisa ser sinônimo de dor de cabeça, basta que você preste atenção nos detalhes e fique por dentro dos seus direitos sobre o assunto. A boa notícia é que eu preparei um post superexplicativo sobre o procedimento e as suas possibilidades.

Tenho certeza de que, após ler este texto, você vai se sentir preparado para adquirir passagens, voar e, caso ocorra algum imprevisto, remarcar a viagem. Curioso para entender mais? Então siga a leitura!

Como funciona a remarcação de voo?

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), é direito do passageiro cancelar, remarcar ou solicitar o reembolso da passagem. Além disso, caso a situação seja de reembolso do valor, ele deve estar disponível em até 7 dias depois da solicitação.

É claro que as regras para o procedimento são particulares para cada companhia aérea, assim como as taxas cobradas. O que eu posso afirmar é que, geralmente, as passagens mais baratas são menos flexíveis para os procedimentos de mudança de data. Mas para entender qual é o seu caso, entre em contato com a empresa responsável. 

Qual o passo a passo para a remarcação?

Você pode solicitar a remarcação de voo de diversas formas: por meio do aplicativo da companhia, no site oficial, na central de atendimento e pessoalmente, no balcão de atendimento no aeroporto. A forma mais fácil e intuitiva de fazê-lo via site.

Por isso preparei um passo a passo para você entender como solicitar a mudança. Veja:

  • entre no site e faça o login cadastral, informando e-mail e senha;
  • clique na área do cliente e selecione o botão “meus voos”;
  • encontre a viagem a ser alterada e, caso queira mudar a ida e volta, faça uma mudança por vez;
  • preencha as alterações necessárias e confira todos os dados inclusos na aba;
  • o valor da tarifa de remarcação será informado, pague via cartão de crédito;
  • abra o seu e-mail e verifique o novo código localizador de voo, tal como todas as novas informações sobre a viagem.

Quais são os direitos dos consumidores?

Eu sei que a maioria dos passageiros não conhece todos os seus direitos acerca do assunto e por isso é tão importante prestar atenção neste ponto do texto. Uma grande parte das companhias aéreas, por também saberem disso, incluem taxas abusivas no momento da remarcação de voos e chegam a negar o ressarcimento do valor.

Fique sabendo que, de acordo com o artigo 49 da Lei nº 8.078/90, qualquer consumidor tem direito de ser ressarcido totalmente caso desista de uma compra em até 7 dias corridos. Portanto, independentemente do valor investido na passagem, você tem o direito de recebê-lo de volta caso desista da viagem (e, nesse caso, queira reprogramá-la).

Além disso, caso a situação não seja a de cancelar, mas de apenas remarcar o voo: ficou determinado que a taxa não pode exceder o valor total pago pela passagem em questão, mesmo que ela tenha sido adquirida em uma promoção.

Agora você já sabe como fazer a remarcação de voo. Lembre-se de antes de concluir a primeira compra observar a política de trocas e remarcações da companhia. Muitas vezes a política da empresa pode facilitar os procedimentos e livrar você de diversas dores de cabeça.

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