guia de embarque

Guia de embarque: saiba como agilizar o embarque em alta temporada

O período de dezembro a fevereiro corresponde à alta temporada no Brasil. Isso significa que os aeroportos recebem uma movimentação intensa de viajantes. O aumento na circulação acaba por impactar os serviços, provocando demoras e, muitas vezes, atrasos também.

Contudo, não criemos pânico. Após ler este guia de embarque, você conseguirá viajar com muito mais segurança e conforto. Confira nossas dicas a seguir!

Como viajar com tranquilidade em alta temporada?

Independentemente da época, quando viajamos queremos receber serviços de alta qualidade dentro dos aeroportos. Com a correria de final de ano e início das férias de verão, desejamos agilidade nos processos. Porém, acabamos esquecendo de algo fundamental: nós também temos nossos deveres. E eles devem ser colocados em prática para facilitar a vida de todos.

Por isso, este guia tem como objetivo apresentar algumas práticas essenciais para que o viajante possa embarcar com tranquilidade e evitar diversos transtornos. Confira abaixo o que você deve fazer!

Faça o seu check-in pela internet

Atualmente, quase todas as companhias aéreas oferecem o check-in pela internet. Geralmente o serviço fica disponível 48 horas antes do embarque. A dica para evitar transtornos é realizar o procedimento online e imprimir a passagem. Com isso, você ganha tempo e não precisa pegar fila.

Como faço o check-in online?

Não é mais necessário pegar aquela super fila no momento do check-in. Se você quiser facilitar todo o procedimento burocrático, basta contar com a tecnologia. Siga os passos e entenda como fazer check-in pela internet:

  • acesse o site ou app da companhia escolhida;
  • para localizar a sua reserva, informe o número do seu documento ou número da passagem comprada;
  • a fim de identificar os passageiros, informe o nome de cada um, o número e o tipo do documento informado;
  • se você for sócio de algum programa de pontos, essa é a hora de preencher o número do cadastro e receber as milhas;
  • atente-se à cota de peso de bagagem. As companhias cobram o excedente a partir de 23 kg. Se você tiver que ultrapassar esse limite, o pagamento através de cartão de crédito poderá ser feito nesse procedimento online;
  • obedecendo a tarifa escolhida, observe o mapa e selecione os assentos desejados;
  • finalizando esses processos, o bilhete de embarque se torna disponível. A partir daí você pode fazer como desejar: imprima, envie para o seu e-mail e apresente a tela do seu smartphone ou conte com os totens de autoatendimento no aeroporto.

Como posso facilitar o check-in presencial?

Esteja pronto. Caso você se sinta mais confortável fazendo o check-in presencial, por estar contando com a ajuda dos atendentes da companhia, o que pode ser feito para agilizar o procedimento é você já ter em mãos tudo o que for precisar.

O que é solicitado pela organização para fazer o check-in presencial?

A sua presença, obviamente, e que você esteja portando um documento de identificação, pode ser RG, passaporte, carteira de trabalho ou CNH. Se possível, leve também o seu e-ticket (bilhete emitido no momento da compra).

Posso agilizar meu embarque de outra forma?

Caso você não tenha acesso à internet e tenha se deparado com uma fila enorme no atendimento do check-in, os totens de autoatendimento podem ajudar. Essa é uma forma de agilizar todo o processo e é fácil de fazer.

De forma bastante intuitiva, os totens de autoatendimento solicitam os dados necessários para o procedimento: informações pessoais do passageiro e do voo comprado. Depois do preenchimento, o cartão de embarque já estará disponível.

Para quem viaja apenas com a bagagem de mão, é só encaminhar-se para a sala de embarque. Caso esse não seja o seu caso, é necessário despachar as malas. Para isso, dê continuidade ao processo com um atendente da companhia.

Conheça as vantagens de usar o cartão de benefícios da companhia

Sabia que os cartões de benefícios não servem apenas para acumular milhas? Eles também podem agilizar o seu embarque! Dependendo do seu nível de pontuação as vantagens de, por exemplo, entrar pela fila de preferenciais podem ser usufruídas.

Além disso, há também a possibilidade de “furar a fila” na hora de pegar as bagagens que, convenhamos, agiliza muito o processo de desembarque. Deu pra entender que vale a pena conferir as vantagens disponíveis a você, não é?

Vá ao aeroporto com antecedência

Imagine chegar alguns minutos antes da partida do avião e ainda ter que despachar a bagagem e encontrar o portão de embarque? Isso seria realmente um estresse e você poderia até perder o voo.

Para evitar esses problemas, o recomendado é chegar com duas horas de antecedência em viagens nacionais e com quatro horas em viagens internacionais.

Separe a documentação para a viagem

Antes de sair de casa, separe todos os documentos necessários para embarcar. Guarde todos em lugares seguros e de fácil acesso, como bolsa, porta-documento ou até mesmo em algum bolso da sua roupa.

Lembre-se de que em viagens nacionais é necessário levar o RG e a passagem aérea. Já em viagens internacionais, o recomendado é levar o passaporte, RG e a passagem.

Confira sua bagagem de mão com muita atenção

A bagagem de mão conta com diversas regras. Sendo assim, é necessário conferir se a sua está dentro das exigências para evitar transtornos. A mala precisa ter no máximo 115 cm e pesar até 10 kg. É necessário também conferir se você não está levando itens proibidos, como objetos cortantes, frascos de líquidos com mais de 100 ml e desodorante aerossol.

Fique atento aos horários e ao portão de embarque

Outra responsabilidade do viajante é ficar atento aos horários. Geralmente, os aeroportos contam com telões que apresentam o horário da partida, bem como o portão de embarque de cada voo. Fique atento, pois em alta temporada é muito comum que haja atrasos ou até mesmo que o portão de embarque seja alterado.

Seguindo as dicas que listei nesse guia de embarque, você terá uma viagem muito mais tranquila. Mas ainda não acabou! Tenho outra recomendação importante: durante todo o tempo de espera no aeroporto, fique atento à sua bagagem para evitar contratempos e aborrecimentos, como furto ou perda, tá bem?

E aí, curtiu minhas dicas? Aqui vai a final: para manter o conforto durante a sua experiência dentro do aeroporto, conte com a Siesta Box. Quer entender do que eu estou falando? Entre em contato!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    Translate »