cabine do piloto

É amante de aviões? Entenda como conhecer a cabine do piloto

Os amantes de aviação estão sempre em busca de um conhecimento a mais sobre a vida nas alturas. Mesmo que você não seja fissurado pela parte técnica do voo, que tal contemplar o ambiente de quem pilota, vendo como funcionam os comandos e tudo mais? Isso é possível: basta entrar na cabine do piloto.

Mas calma, é claro que você não pode simplesmente levantar do seu assento durante a viagem e ir lá dar três batidas na porta. Há todo um procedimento para que passageiros possam conhecer a cabine. Para você se inteirar sobre esse assunto e fazer a sua visita, preparei este conteúdo. Venha comigo!

Quais são as permissões sobre a cabine do piloto?

Regra básica: você nunca vai poder ingressar na cabine do piloto durante o voo, isso é questão de segurança. Aqui cabe uma dica extra: há alguns aeroportos pelo mundo que oferecem um treinamento de voo para os amantes dessa temática, vale a pena pesquisar.

Voltando ao nosso assunto, para que qualquer um possa visitar a cabine, o piloto precisa autorizar. Geralmente, os passageiros não têm contato direto com o piloto, por isso, vou explicar algumas ações fundamentais para conseguir.

Com quem falar?

Você deve procurar os comissários de bordo. Eles vão se dirigir ao piloto para pedir a autorização, além de instruir como tudo vai proceder. É bastante possível que você já tenha visto comissários chamando crianças para conhecer a cabine: não espere isso acontecer com você, pois é incomum. Solicite!

Quando pedir?

Peça antes do avião decolar ou momentos antes de pousar. Se você for pedir antes de decolar, chegue primeiro no embarque e adiante o pedido. Se você deixar para muito perto da hora de levantar voo, o piloto já vai estar checando os equipamentos e a probabilidade de deixar você entrar diminui.

O que não é permitido fazer durante a visita?

Não encoste em nada sem autorização, essa é a regra de ouro para visitar a cabine do piloto. É bastante comum ficarmos maravilhados com tantos botões e alavancas. Sempre pergunte ao piloto. Ele pode autorizar você a sentar na cadeira do copiloto e colocar as mãos no manche (o “volante” do avião).

Se você estiver com uma criança, fique de olho e oriente ela antes de entrar lá sobre o tamanho da responsabilidade que é estar naquele local. Geralmente é possível registrar o momento, mas a regra de “etiqueta” é clara: não leve muito tempo para fazer isso. Aproveite a ocasião, mas seja breve.

Como se portar em caso de recusa?

Já comentei que tudo depende da autorização do piloto, correto? Isso quer dizer também que ele pode simplesmente dizer que não é possível visitar a cabine naquele momento. Nesse caso, não seja desagradável. Agradeça gentilmente ao comissário (afinal, ele foi lá pedir e serviu você a viagem toda) e entenda que tudo é questão de segurança.

Peça sempre com antecedência para aumentar as suas chances, mas não deixe de compreender que se não foi autorizado é porque isso poderia significar algum risco. Nesse caso, tente visitar a cabine do piloto no seu próximo voo. Você pode, inclusive, visitar a de diversas companhias. Não custa tentar!

Se você adora voar ou está habituado com a vida no aeroporto: assine a minha newsletter e receba conteúdos especiais em primeira mão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados

Fale o que você pensa

Translate »